INSTITUCIONAL / CULTURA


Unicred ainda mais perto da comunidade

Ao longo de 2015, a Unicred União deu importantes passos no que se refere à aproximação com a comunidade. Diversos projetos foram implantados, demonstrando a preocupação da cooperativa com as causas sociais.

 

PROGRAMA UNICRED CULTURAL - PUC

Dentro de poucos meses, deve começar a rodar pelas cidades que possuem agências da Unicred União, o veículo do projeto PUC (Programa Unicred Cultural). O projeto idealizado pelos colaboradores da cooperativa foi muito bem recebido pela diretoria e conselho, que aprovaram a cessão do furgão resgatado como crédito por dívida, agora transformado em um espaço cultural itinerante.

Cerca de R$ 30 mil, recursos de projetos individuais dos funcionários, foram investidos para adaptar o veículo, que ganhou áreas para leitura, apresentações de teatro de fantoche, oficinas diversas (pintura, fotografia, artesanato), proporcionado às comunidades mais carentes, acesso a diversas manifestações artístico-culturais, sempre com base nos princípios do cooperativismo.

 

PARCERIA COM HARMONIA-LYRA

Em 2015, a cooperativa firmou importante parceria com a Sociedade Harmonia-Lyra.

Fundada em 31 de maio de 1858 é a mais antiga e importante sociedade de Joinville, exalando cultura por todos os cantos. Palco de eventos glamorosos, por onde passaram grandes artistas e importantes companhias teatrais e musicais, a entidade é uma demonstração nítida da efervescência cultural do município.

A parceria entre as duas entidades é bastante propícia, uma vez que a Unicred elegeu o apoio à cultura, como uma meta para os próximos anos. Por meio da parceria, a Unicred vai investir um valor mensal na entidade, e em contrapartida os cooperados da Unicred terão valores especiais na locação dos espaços e na aquisição de ingressos para eventos promovidos pela entidade.

 

APOIO À ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI

Outra demonstração da preocupação da Unicred com as questões sociais foi a parceria firmada, também em 2015, com a Escola do Teatro Bolshoi.

Joinville é sede da única Escola do Bolshoi fora da Rússia e nela também se mantém vivo o mesmo ideal da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar

formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Desde 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades.

Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia, sempre buscando a melhor formação, a Escola garante aos seus alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte. E a Unicred sente-se orgulhosa por colaborar com tão grandioso projeto.